Sejam diferentes, as empresas precisam disso

Estamos vivendo momentos sem volta dentro de nossa vida, com a pandemia do Covid-19, vários paradigmas estão sendo quebrados no mundo corporativo e a chave do êxito, está cada vez mais na adaptação e inovação das pessoas e empresas, adequando-se as novas situações.

Não sabemos se o Home Office veio para ficar, se as novas formas de abordagem de clientes e fornecedores também, mas as organizações impessoais, onde os funcionários são apenas os crachás que utilizam não tem mais espaço nesse momento.

O “campo de batalha” está árduo e de alto risco, feito para uma nova safra de destemidos, loucos e determinados conquistadores.

Num passado muito próximo, o “show” era fazer parte de um staff, tendo seu grau de importância medido por participações em reuniões intermináveis, junto a um grupo estratégico de pessoas. Nosso sonho era poder se deslocar para a área nobre da empresa, local reservado e blindado somente para os altos escalões.

O resultado de nossa conquista somava-se a uma sala decorada, com direito a cafezinho servido pela copeira e paparicado por uma exclusiva secretária. Daí para frente o sucesso ficaria na dependência das articulações sociais e joguinhos de poder entre os habitantes deste requintado e exclusivo mundo.

A realidade é outra, tudo mudou de uma hora para outra, e com ela novas necessidades e exigências criaram a percepção de um modelo mais enxuto, próximo às coisas práticas e operacionais que gerem resultados rápidos, e assim gradativamente os velhos sistemas e modelos estão sendo condenados e substituídos.

Aliado a isso, no mundo competitivo, gradativamente fomos assistindo ao fim do status do isolamento. Chefes cada vez mais compartilham o mesmo ambiente com os subordinados, tendo uma participação mais ativa e próxima, delegando mais, mas também exigindo resultados rápidos que a situação exige.

Independente do tamanho das ambições de cada um, temos que ter a capacidade de executar, de participar e de agir, disso tudo depende o êxito de nossas realizações.

“Nosso sucesso é proporcional a raridade do trabalho que executamos”.

Nunca foi tão necessária uma qualificação maior dos profissionais que contratamos, sendo eles mais competentes para interpretar e agilizar soluções. A pró-atividade passou a ser mandatária em nosso meio, tendo o indivíduo que fazer a diferença, ou será “fuzilado”, internamente ou pela concorrência mais esperta.

O indivíduo deve ser resiliente, postando-se positivamente diante das situações mais difíceis, para atacar ou recolher sem grandes perdas, mas com velocidade suficiente para continuar no jogo da ação, reação e resultados, sendo o solucionador.

O mundo continuará a ser cada vez mais seletivo na busca dos qualificados, por isso preparem-se cada vez mais, façam e sejam diferentes.

Se você sempre faz a mesma coisa do mesmo jeito, obterá sempre o mesmo resultado.

24 de julho de 2020  –  Wilson R. Pelinson  –  Consultoria Empresarial