Consultoria, um segmento cada vez mais atrativo

Trabalhar numa grande empresa ainda é o grande sonho de muitos profissionais, mas o trabalho na atividade de Consultor cada vez mais atrai profissionais de vários setores. Ele é uma alternativa para as pessoas que possuem uma grande experiência em seu ramo de atividade e que decidem compartilhá-las e utilizá-las nas empresas.

A atividade está em expansão, e a lista dos setores em que se prestam serviços em consultoria evidencia isso. Ela vai desde áreas como gestão empresarial e recursos humanos até setores como meio ambiente, imobiliário, finanças, moda e preparação física.

A buscar por serviços de especialistas é destaques no mercado, por isso, um dos fatores mais importantes na formação profissional de um Consultor, é a especialização na área em que ele vai atuar e também a busca pelo aperfeiçoamento contínuo ao longo da carreira.

A qualidade dos serviços prestados pelo consultor, depende muito de sua experiência e da bagagem de informações adquiridas ao longo do tempo.

Entretanto, sabemos que apenas especialização e atualização constante, não são garantia de sucesso na atividade. Dependendo da área em que atua, o indispensável é que o profissional tenha visão global, de forma que possa tornar sua atuação a mais ampla possível, vendo o negócio de seu cliente como um todo e não apenas uma determinada situação.

Essa capacidade do consultor de ter sua atuação mais abrangente, vem do próprio exercício profissional. Trabalhando com diversas empresas e segmentos, o consultor tem a oportunidade de lidar com situações diferentes, gestores e pessoas com várias características e perfis, que exigirão também aplicações diferentes de suas habilidades, ampliando sua visão mercadológica e a capacidade de atuação desse profissional, além de ajudá-lo a construir sua própria rede de relacionamentos profissionais.

Boa parte dos consultores que estão atuando no mercado, são profissionais autônomos, sem vínculos com instituições ou empresas, o que implica ao mesmo tempo numa série de vantagens e desvantagens para esse profissional.

Caso esse Consultor não construir uma base sólida de contatos e clientes, corre o risco de enfrentar as oscilações da instabilidade financeira dessa profissão. A consultoria, não é uma atividade para quem busca um trabalho sistemático e seguro, pois é altamente inconstante.

A ausência de rotina, a independência profissional e as possibilidades de se conseguir um bom retorno financeiro, são alguns dos aspectos que tem tornado a atividade atraente.

Porém, existe também a opção do Consultor trabalhar em empresas de consultoria privadas, que prestam serviços a outras empresas, nas áreas de gestão empresarial, recursos humanos e marketing, entre outras, garantindo uma segurança maior.

Independentemente da forma como irá exercer sua profissão, e da área em que vai atuar, é importante que o consultor tenha consciência de seu papel na profissão, que é ser uma pessoa de negócios, agregando valor para a atividade de seus clientes

07 de agosto de 2020  –  Wilson R. Pelinson  –  Consultoria Empresarial